Como estratégia de prevenção e combate a propagação do novo coronavírus (Covid-19), a Fundação Hemopa disponibilizou um número de telefone gratuito (0800 280 8118) para fazer o agendamento da doação de sangue e colaborar para o reforço do estoque técnico de sangue para atendimento pleno da demanda transfusional da rede hospitalar.
O 0800 vale para agendamentos de doações na capital, porém para cada uma das demais oito unidades de coleta de sangue no Estado, existe um número telefônico para a oferta do agendamento.
“Nosso intuito é diminuir o tempo de permanência do voluntário na unidade de coleta, assim os doadores podem retornar para as suas casas o mais rápido possível e continuar cumprindo com o que recomenda a Organização Mundial da Saúde, que é o isolamento social”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação.
Raissa Noemi, de 19 anos, fez o agendamento por telefone no Hemopa Marabá. “Achei muito interessante, pois evita aglomerações no local. Eu gostei e por isso me senti segura para vir doar”, ressaltou.
Importante destacar também que o Hemopa se preocupa com a segurança de todos e redobrou os cuidados quanto a higiene do espaço. Os usuários são orientados a utilizar o álcool em gel antes de entrar na recepção de doadores e todas as cadeiras de doação são higienizadas após o uso. Além disso, todos os profissionais estão utilizando máscaras de proteção, como recomendam as autoridades.
Para se candidatar à doação de sangue, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É imprescindível a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).
Clique aqui e confira todos os contatos das unidades do Hemopa no Pará.
(Com informações da Agência Pará)
Foto: Ascom/Hemopa