A Norte Energia, empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Belo Monte, entregou, na tarde desta terça-feira (14), em Altamira, sudoeste paraense, mais uma remessa de equipamentos de proteção individual (EPIs) para reforçar o combate à COVID-19 no sudoeste paraense. Com a doação, garantida por meio de parceria com o 10º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), o total de entregas da companhia já chega a 126.500 itens.
O apoio da Norte Energia garante aos profissionais da saúde que atuam na região o reforço de 75 mil novos pares de luvas de procedimento, 50 mil toucas descartáveis, 500 óculos de proteção ampla visão e 500 macacões de segurança impermeáveis. Outros 500 macacões foram entregues na primeira etapa de doação da empresa, em 9 de abril, na sede do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira.
A iniciativa faz parte de uma série de medidas adotadas pela Norte Energia para reforçar a estrutura de enfrentamento à doença no entorno da UHE Belo Monte, destaca o superintendente de Relações Institucionais da empresa, Eduardo Camillo. “Com mais essa entrega, a Norte Energia reafirma seu compromisso com a população da região. Em breve, novos equipamentos serão entregues à 10º Centro Regional da Sespa, que irá distribuí-los aos municípios da região do Xingu”, informou Camillo.
EPIs beneficiarão nove municipios da região do Xingu
Os equipamentos entregues nesta terça-feira já têm destino definido. Eles serão repassados, a partir de amanhã, às secretarias de saúde de nove municípios – Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Anapu, Pacajá, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Porto de Moz – atendidos pelo 10º Centro Regional de Saúde da Sespa.
Para o secretário de saúde de Altamira, Renato Mengoni Junior, a entrega será fundamental para o município neste momento. “Essa doação chegou na hora certa. Não estávamos conseguindo encontrar esse material disponível no mercado para oferecer aos nossos profissionais de saúde, isso vai ajudar a proteger nossos colegas”, explicou.
Segundo Alexandre Lunelli, prefeito do município de Brasil Novo, vice-presidente da Associação Consórcio Belo Monte (ACBM), a iniciativa demonstra a parceria entre os municípios e o empreendimento. “Agora, a nossa região começa a se preparar com materiais que vão garantir a proteção dos profissionais de saúde. Esse é um passo importante para que possamos ter condições de enfrentar a doença”, declarou Lunelli.
De acordo com o diretor do 10º Centro Regional de Saúde, Maurício Nascimento, o material recebido nesta tarde é de extrema relevância para um atendimento de qualidade à população de Altamira e região. “No momento de combate à COVID-19 unimos as forças com a Norte Energia, o Governo do Pará e a ACBM para que, juntos, possamos minimizar essa problemática mundial. São itens importantes para a segurança daqueles que estão na linha de frente nesse combate à doença”, afirma.
(Com informações da Ascom/Norte Energia)
Foto: Acervo/Norte Energia