A rodovia BR-316, principal via de acesso e saída de Belém, está com fluxos de trânsito distintos na manhã desta sexta-feira (10): até o KM-18, não há pontos de congestionamento ou lentidão, segundo o Departamento de Trânsito do Pará (Detran). O cenário muda, entretanto, nos quilômetros seguintes, principalmente próximo à barreira de Benevides, quando um trânsito intenso passa a ser registrado. O motivo da lentidão seria justamente a fiscalização montada nessa barreira, para evitar que pessoas que não morem fora da Região Metropolitana de Belém (RMB) adentrem os municípios somente em virtude do feriado.
“Em função do decreto, só sai da área metropolitana para outro município quem comprovar domicílio naquele local”, explica o agente Celso Matos, do Detran. De acordo com ele, nos quilômetros que são jurisdição do órgão, ou seja, do Km 01 ao Km18, o trânsito está tranquilo desde o início da manhã desta sexta, data que inicia o feriado prolongado da Semana Santa. Apesar disso, ele ainda considera alto o número de carros para um período de pandemia.
Segundo o agente, a expectativa é que haja aumento de fluxo à noite. Pensando nisso, a partir das 19h, os agentes irão intensificar as fiscalizações e duas equipes ficarão exclusivas no KM-18, evitando que o público que não reside fora da Região Metropolitana de Belém (RMB) vá aos interiores apenas em razão do feriado.
Segundo o agente, até o final da manhã, não houve registros de incidentes entre o quilômetro um e o 18 da BR-316. Para a operação Semana Santa, 166 agentes do Detran atuam na fiscalização, distribuídos em 29 municípios do Estado.
(Com informações de O Liberal)
Foto: Igor Mota/O Liberal