O álcool em gel, insumo que se tornou muito procurado em meio à pandemia do novo coronavírus, começa a ser produzido nesta terça-feira (24), pelo Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito), da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Inicialmente, o objetivo é abastecer os hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), que pertencem ao complexo hospitalar da instituição.
Além disso, terá abastecimento para unidades acadêmicas como núcleos, institutos, faculdades, prédios administrativos, bibliotecas, entre outros. Segundo a assessoria da UFPA, a proposta da produção semanal, inicialmente, será de 200 quilos, no entanto, poderá ser aumentada de acordo com as demandas da Administração Superior. A produção seguirá as diretrizes das Boas Práticas de Manipulação.
A informação foi divulgada no portal da universidade, por meio de um vídeo gravado pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, como uma das ações de enfrentamento e combate da covid-19.
Confira o vídeo do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, que explica as ações da universidade para enfrentamento ao novo coronavírus.
Monitoramento da covid-19
Outra ação da UFPA para contenção do novo coronavírus foi a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para monitorar o quadro epidemiológico e propor medidas de proteção no âmbito da instituição.
“Esse grupo permanece monitorando a situação no Estado e, sempre que necessário, fornecerá informações e orientações atualizadas à comunidade universitária”, comentou o reitor Emmanuel Zagury Tourinho.
Para informações atualizadas sobre os cuidados necessários mediante a doença e para detalhes sobre o funcionamento na universidade, a UFPA criou o endereço eletrônico coronavirus.ufpa.br.
(Com informações de O Liberal.com)
Foto: Ascom/UFPA