O hospital foi indicado ao Ministério da Saúde para compor a rede de hospitais de retaguarda, por ter capacidade de atendimento e profissionais especializados para situações de risco. No Pará, outros 10 hospitais estão da lista do Ministério, sendo três em Belém: Santa Casa, Abelardo Santos e Barros Barreto.
A Santa Casa dará início a capacitação das equipes que prestam assistência no hospital, assim como os colaboradores que atuam nas áreas de portaria e segurança da instituição.
A primeira ação de capacitação da equipe multiprofissional da Santa Casa terá início nesta quarta-feira(19) com a palestra “Coronavírus (Covid-2019): medidas de prevenção e manejo frente ao Covid-2019” que será realizada pelas médicas infectologistas Irna Carneiro e Rita Medeiros, ambas especializadas na área. O objetivo é informar os servidores e prestadores de serviços do hospital de referência no atendimento materno, sobre as medidas preventivas, desde a recepção de casos até o atendimento dos profissionais de saúde.
Covid – 2019 foi a nomenclatura dada pela Organização Mundial de Saúde para a doença causada pelo novo coronavírus, que já registrou mais de 60 mil casos e levou cerca de 1.600 pessoas a morte na China, desde que surgiu em dezembro de 2019. Não há casos da doença registrados no Brasil.
(Com informações da Asco da Santa Casa)
Foto: Bruno Cecim / Ag. Pará