A APA do Jará, localizada no município do Juruti, no Oeste paraense, foi criada em dezembro de 2019 com o intuito de garantir a conservação de 5 mil hectares de floresta, áreas de várzea e igapós, igarapés, lagos e áreas consolidadas na área urbana do município. Na última segunda-feira (17), a APA foi o tema de uma reunião onde estiveram presentes Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e IMAZON com o objetivo de traçar estratégias para a criação do Conselho Gestor da Unidade de Conservação que acontecerá no mês março.
“Nós vamos fazer uma grande mobilização para que todas as instituições envolvidas participem da reunião ampliada, onde iremos explicar o que é o conselho, para que serve e quem poderá participar”, disse a pesquisadora do IMAZON, Jakeline Pereira.
Para o Gestor da APA do Jará, Daniel Costa, o envolvimento das comunidades e instituições é de fundamental importância nesta etapa. “Queremos convidar as instituições que tenham interesse de ajudar na gestão da Unidade de Conservação do Lago do Jará para estarem presentes nesta reunião de sensibilização e explicação, no próximo dia 3 de março, às 8 horas, no Clube Oasis Caranã”, frisou ele.
A população da cidade deve ser beneficiada também com a implementação de áreas verdes, ideais para a prática de exercícios, visitação, entre outras. José Maria de Souza Melo, Secretário Especial de Governo de Juruti, destaca que “a conservação dessa área é muito importante para incrementar a economia dos moradores, através da pesca e do turismo”. Durante as sete reuniões comunitárias e a consulta pública, realizadas nos meses de agosto e novembro de 2019, a população apoiou integralmente a criação da Unidade de Conservação.
(Com informações da prefeitura de Jututi)
Foto: Márcio Nagano