Começou a funcionar nesta terça-feira, 14/01, a Poli Metropolitana, unidade ambulatorial com mais de 30 especialidades médicas e capacidade para 1.500 atendimentos diários. O governador Helder Barbalho participou da inauguração da unidade de saúde, construída no campus de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Marco, em Belém. Com três andares, a Poli Metropolitana oferece atendimento clínico e cirúrgico, além de exames e outros procedimentos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade também contribuirá com as áreas de ensino, pesquisa e formação de profissionais de Saúde, uma vez que as consultas e procedimentos serão também realizados por profissionais de cursos de especialização ministrados na Uepa.
Investimento – A obra da Poli Metropolitana, iniciada em 2017, representa um investimento de cerca de R$ 20 milhões. São 52 consultórios e demais áreas para atendimento de pacientes encaminhados pelo SUS, com base em solicitações feitas por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Não haverá atendimento de livre demanda.
“Queremos garantir que para ter os serviços em saúde com profissionais especializados e estrutura de equipamento não seja necessário viajar para outra cidade ou região”, afirmou o governador. Um dos equipamentos disponíveis é o tomógrafo mais moderno o Estado, avaliado em quase US$ 600 mil. O tomógrafo é o único com 128 canais. Até então, o Estado só dispunha de equipamentos com 64 canais. Isso significa altíssima qualidade de imagem e precisão no diagnóstico.
Serviço: A Poli Metropolitana fica na Rua Perebebuí, 2623, anexa ao Campus IV da Uepa, no bairro do Marco. Atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 h, pacientes encaminhados das Unidades Básicas de Saúde da Região Metropolitana de Belém, com consulta agendada por meio da Central Estadual de Regulação (CER).
(Com informações da Agência Pará)
Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará