A plataforma de transporte de passageiros Uber anunciou na última sexta-feira (10) que encerrará seus serviços na Colômbia no fim de janeiro. A decisão ocorreu depois de uma proibição ordenada pelas autoridades do país sob a alegação de práticas comerciais desleais.
“De acordo com o surpreendente veredito de 20 de dezembro, a Uber deixará de operar na Colômbia em 1º de fevereiro de 2020”, disse a empresa em comunicado.
A gigante de compartilhamento de viagens dos EUA tem cerca de 2 milhões de usuários no país e 88 mil motoristas credenciados.
Uma ação contra a Uber foi apresentada por 1 grupo de taxistas à Superintendência de Indústria e Comércio, que regula o mercado. As autoridades concluíram que a empresa estava se beneficiando de “concorrência desleal” e de uma “vantagem significativa” sobre os serviços de taxis mais antigos e tradicionais.
A Uber afirmou que a decisão foi “arbitrária” e alegou que ela violava “o devido processo legal e os direitos constitucionais”. A empresa chegou a recorrer da decisão judicial, mas acabou aparentemente desistindo de manter as operações durante esse período. A Uber ameaçou ainda processar o Estado colombiano, alegando que este não cumpriu o acordo de livre comércio em vigor com os Estados Unidos ao determinar a suspensão das atividades da empresa, e acusou a Colômbia de medidas “arbitrárias e discriminatórias”.
(Com informações do site Poder 360)
Foto: Divulgação/Uber