O acesso do Clube do Remo à Série A do Campeonato Brasileiro ultrapassa o aspecto esportivo e simboliza um momento de fortalecimento do futebol paraense. Esse novo cenário acaba refletindo em todo o ambiente local, estimulando inclusive o Paysandu a acelerar processos de reorganização e a investir em melhorias estruturais com foco no retorno à Série B.
Diante desse novo patamar alcançado pelos principais clubes do Estado, o Governo do Pará passou a discutir, em parceria com a mineradora Vale, a implantação de Centros de Treinamento para Remo e Paysandu. O assunto foi tratado nesta terça-feira (23), durante uma videoconferência que reuniu dirigentes dos dois clubes, representantes do governo estadual e da empresa, que deverá assumir o investimento e a execução das obras.
Por meio das redes sociais, o governador Helder Barbalho explicou que cada clube ficará responsável por apresentar seu próprio projeto de CT, que será analisado pela Vale. “Os clubes irão submeter seus projetos e, a partir da aprovação, a Companhia Vale poderá executar as obras e entregar os Centros de Treinamento totalmente estruturados para as equipes”, afirmou.
O governador destacou ainda que a iniciativa não se limita ao futebol profissional, mas possui um alcance social relevante, especialmente na formação de novos atletas. A proposta é que os centros também sirvam como base para o fortalecimento das categorias de base e para o desenvolvimento de projetos sociais. “A ideia é descobrir talentos, apoiar a juventude e oferecer oportunidades por meio do esporte”, ressaltou.
Segundo Helder Barbalho, a expectativa é que os novos espaços contribuam diretamente para a formação esportiva de meninos e meninas que sonham em seguir carreira no futebol. “Que esses jovens possam se desenvolver, crescer através do esporte e que Remo e Paysandu sigam representando com sucesso suas torcidas”, completou.
Clubes destacam parceria
O presidente do Clube do Remo, Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, comemorou o avanço das tratativas e classificou a parceria como um marco para o clube. Ele destacou o apoio do governo estadual como fundamental para viabilizar o projeto e fortalecer o esporte no Pará.
Já o presidente do Paysandu, Márcio Tuma, avaliou o momento como transformador para o futebol paraense e para a juventude do Estado. Para ele, a iniciativa amplia oportunidades e contribui para a formação cidadã de crianças e adolescentes por meio do esporte.
Avanço estrutural
A implantação dos Centros de Treinamento representa um importante salto estrutural para Remo e Paysandu, elevando o nível de profissionalização, preparação física e desenvolvimento de atletas. O projeto também consolida um novo posicionamento do futebol paraense no cenário nacional, unindo resultados esportivos a investimentos consistentes fora de campo.


