Teatro Waldemar Henrique recebe evento sobre meio ambiente, clima e cultura no Pará 

O Teatro Experimental Waldemar Henrique, em Belém, foi cenário, nesta quarta-feira (23), de um encontro promovido pela ONG Observatório do Clima, reunindo produtores culturais, artistas, pesquisadores, ambientalistas e representantes de movimentos sociais. O objetivo foi discutir os desafios e caminhos para integrar cultura, meio ambiente e engajamento social na realidade amazônica. 

Transformado em um espaço de escuta e protagonismo local, o teatro recebeu debates sobre vivências na Amazônia, comunicação climática, educação ambiental e participação popular em pautas relacionadas ao clima. 

“É fundamental promover iniciativas como essa, com envolvimento direto de quem sente os efeitos da crise climática ou atua para enfrentá-la”, destacou Ana Alencar, diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e integrante da coordenação do Observatório do Clima. 

Mariana Trindade, da Rare Brasil, reforçou a importância da mobilização social. “Este é um espaço para trocar experiências e fortalecer iniciativas como a Central da COP, que busca ampliar o acesso à informação e apoiar a agenda climática brasileira”, afirmou. 

O coordenador do Teatro Waldemar Henrique, Marcelo do Carmo, comemorou a realização do encontro no local. “Nosso teatro e a Fundação Cultural do Pará se sentem honrados em acolher ações que dialogam com os desafios da Amazônia”, disse. 

A iniciativa reforça a importância do diálogo entre cultura e meio ambiente e destaca o protagonismo de Belém nos debates climáticos, em um momento decisivo que antecede a realização da COP 30, marcada para novembro de 2025, na capital paraense. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *