O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) inicia neste sábado, 26 de abril, uma nova fase na construção do viaduto localizado no cruzamento das avenidas Mário Covas e Independência, em Ananindeua. A obra já atingiu 65% de execução.
Nesta etapa, será construída a pista central da estrutura, com o içamento das vigas de sustentação. Por questões de segurança, o trânsito na área passará por mudanças temporárias entre os dias 26 de abril e 5 de maio.
Mudanças no trânsito
— De 26 de abril a 30 de abril:
Condutores que trafegam no sentido BR-316 para a Av. Augusto Montenegro deverão acessar a contramão pelo retorno antes da Av. Mário Covas, retornando ao fluxo normal no retorno seguinte. O sentido Augusto Montenegro–BR-316 seguirá funcionando normalmente, mas com redução de faixa.
— De 1º a 5 de maio:
O desvio será no sentido contrário. Motoristas que vêm da Augusto Montenegro em direção à BR-316 terão que acessar a contramão no retorno anterior à Av. Mário Covas e retornar ao trajeto original no próximo retorno. O fluxo inverso (BR-316 para Augusto Montenegro) funcionará normalmente, também com faixa reduzida.
Durante todo o período, agentes de sinalização estarão no local orientando condutores e pedestres.
Sobre o viaduto
A estrutura terá 350 metros de extensão por 14 metros de largura, com mão dupla para quem trafega pela Av. Mário Covas. Já os motoristas que seguem pela Av. Independência passarão por baixo do viaduto. Além deste, outros dois viadutos estão em construção: um no cruzamento da Av. Mário Covas com a Av. Três Corações e outro na Av. Independência com a BR-316. Um terceiro já foi entregue, na interseção da BR-316 com a Alça Viária.
Segurança na rede elétrica
Durante o içamento das vigas, entre 26 de abril e 5 de maio, o NGTM e a Eletronorte realizarão desligamentos alternados dos circuitos de transmissão de 230kV para garantir a segurança da operação. A Eletronorte assegura que não haverá interrupção no fornecimento de energia à população.