Um mutirão contra a dengue foi realizado nesta sexta-feira (17/01) no bairro do Tapanã, em Belém, com o intuito de combater o mosquito Aedes aegypti. Durante a ação, foram eliminados 254 focos do mosquito e identificados três casos da doença na região. Cerca de 90 Agentes de Combate a Endemias (ACEs) percorreram 27 quarteirões entre 8h e 12h, visitando aproximadamente 1,2 mil imóveis.
Entre os residenciais visitados, estava a casa de Raimundo Donato Rodrigues, de 66 anos, morador do bairro há 13 anos. Raimundo se surpreendeu ao saber que um foco de mosquito da dengue foi encontrado em seu quintal. Imediatamente, os agentes eliminaram o foco. “Sempre fazemos a limpeza e olhamos, mas não temos o conhecimento dos agentes. Por isso, essa vistoria é muito importante. A partir de agora, vamos ter mais cuidado”, disse ele.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) planeja intensificar as visitas domiciliares e realizar mais mutirões nos bairros com maior incidência da doença. Os próximos bairros a serem atendidos serão Marambaia e Curió-Utinga, com 580 equipes de ACEs envolvidas. O objetivo é evitar a proliferação da dengue, como ocorreu no ano passado.
O próximo mutirão será realizado no Distrito Administrativo de Outeiro (Daout), na sexta-feira, 24 de janeiro. Até lá, atividades regulares serão realizadas, com visitas a todos os bairros.
A vacinação contra a dengue também é uma medida importante para a prevenção. A vacina está disponível na rede municipal de saúde para jovens de 10 a 14 anos, mas a procura ainda é baixa, com uma cobertura vacinal de apenas 6,7% em Belém. O secretário Rômulo Nina reforça a importância de os pais levarem seus filhos para tomar a vacina, contribuindo para a saúde de toda a família.