A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) anunciou que a nova vacina contra a Covid-19, chamada Zalika, já está disponível nos postos de saúde dos 144 municípios paraenses. Foram recebidas 70 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2024, além de 48 mil doses da vacina Pfizer Baby e 3 mil doses da Moderna.
A vacina Serum/Zalika é indicada para pessoas a partir de 12 anos, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estudos de fase 3 realizados pelo Ministério da Saúde comprovaram a segurança e eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, destacando ainda vantagens como maior prazo de validade e facilidade de transporte e armazenamento (entre 2°C e 8°C).
A Pfizer Baby é destinada a crianças de seis meses a quatro anos, enquanto a vacina Moderna é indicada para pessoas a partir de seis meses de idade.
Segundo Nota Técnica do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 passou a integrar o calendário nacional para gestantes e idosos. Gestantes devem receber uma dose a cada gestação, e idosos, uma dose semestral. Outros grupos prioritários serão vacinados de forma periódica: imunocomprometidos a cada seis meses e demais grupos especiais anualmente, em qualquer sala de vacinação.
A coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, alertou para o aumento de casos de Covid-19 e outras doenças respiratórias durante o período chuvoso, devido à maior aglomeração em locais fechados. “É fundamental que as famílias paraenses busquem a vacinação nos postos de saúde para prevenir a transmissão viral”, enfatizou.
A Sespa monitora os casos por meio do Sistema de Monitoramento Estadual da Covid-19, que recebe dados das Vigilâncias Municipais e apoia as ações preventivas e de assistência nos municípios.
Dados do sistema indicam que o Pará registrou 12.630 casos e 95 óbitos por Covid-19 em 2024. Em 2025, até o momento, foram registrados 133 casos e 5 óbitos.
Além da vacinação, a Sespa reforça a importância de medidas preventivas, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e a redução de aglomerações, para evitar a disseminação do vírus.


