A 27ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi lançada nesta quarta-feira (10) no teatro Estação Gasômetro, em Belém. O evento acontecerá de 17 a 25 de agosto no Hangar Centro de Convenções, com entrada gratuita das 9h às 21h. Os homenageados deste ano são Iracema Oliveira, mestra de cultura popular, e Juraci Siqueira, renomado escritor marajoara de Afuá.
Bruno Chagas, titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), destacou que a Feira é uma iniciativa crucial para a democratização do livro e da cultura, mantida pelo governo do Pará ao longo de 27 anos.
Juraci Siqueira é reconhecido por sua vasta obra, que inclui contos, poemas, cordéis, crônicas, entre outros gêneros, somando mais de 80 títulos publicados e mais de 200 premiações literárias. Iracema Oliveira, por sua vez, é uma figura emblemática do protagonismo feminino na cultura popular, responsável por grupos como o Pássaro Junino e o Cordão de Pássaro Tucano, além de coordenar importantes coletivos culturais no Pará.
Ambos os homenageados expressaram gratidão pelo reconhecimento. Iracema destacou a importância deste momento em sua vida, enquanto Juraci enfatizou a honra de ser reconhecido por uma vida dedicada à literatura e à cultura paraense.
A programação da Feira deste ano contempla diversos temas nas “Multivozes”, iniciando com um foco nas “Vozes do Clima: A COP na Amazônia” no dia 17 de agosto. Outros destaques incluem poética, imaginário, diversidade, inclusão, democracia, ancestralidade, tecnologia, juventude, escritores paraenses, memória e patrimônio, ao longo dos dias subsequentes.
Dividida em três espaços – Arena Multivozes, Arena das Artes e Arena Amazônia – a Feira oferecerá uma rica programação literária e cultural, incluindo rodas de conversa, saraus, papos-cabeça, apresentações artísticas para crianças na Arena das Artes, e shows diários às 20h na Arena Amazônia, com a participação de artistas como Amazônia Jazz Band, Arraial do Pavulagem, Frutos do Pará, AQNO, Dona Onete, Carabao, Zaynara, Trilogia, e um tributo a Tonny Brasil.