Para aproximar a sociedade da produção científica feita dentro das universidades públicas do Pará, a Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, no dia 1º de dezembro, mais uma edição do Projeto “Universidade na Praça”. O objetivo é dar visibilidade à ciência paraense e valorizá-la, por meio da exposição de projetos de extensão, banners e artigos científicos em praça pública. O evento ocorrerá na Praça da República, a partir das 9h. Toda a programação é aberta ao público.

A 4ª edição da Mostra científica “Universidade na Praça” visa estabelecer um diálogo com a sociedade para apresentar os trabalhos desenvolvidos dentro das instituições de ensino. O objetivo é mostrar como todo o investimento realizado pelo governo retorna para a sociedade em forma de inovação, geração de oportunidades e desenvolvimento, visto que o conhecimento produzido na UFPA e nas demais universidades do Norte são extremamente importantes para o desenvolvimento regional e nacional.

“A partir do momento em que as pessoas entendem que dentro das universidades se pesquisam soluções práticas para os problemas enfrentados na sociedade, cria-se um laço entre a população e as universidades, de forma a reafirmar que o conhecimento acadêmico é produzido em prol do coletivo. Difundir essa ciência é vital para mostrar que tudo o que é produzido é de interesse e contribui para o desenvolvimento da região”, afirma o graduando Cleverson Nahum, um dos organizadores do evento.

Pergunte a um Cientista – Na programação, estarão presentes 10 (dez) pesquisadores na dinâmica “Pergunte a um Cientista”, os quais ficarão disponíveis para conversar e tirar dúvidas da população sobre as suas áreas de pesquisa. Os temas serão: Ecologia, biodiversidade e conservação; Poluição (Ecotoxicologia); Mutagênese ambiental e Citogenética; Novas abordagens no tratamento do câncer; Transtornos alimentares; Superbactérias; Biotecnologia e Microbiologia e Uso de produtos naturais nas pesquisas em saúde.

Além disso, haverá a exibição de banners com pesquisas científicas produzidas nas universidades da região, em áreas como Biomedicina, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Física, Geografia, História, Medicina, Ciências e Meio Ambiente, Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação, Geoprocessamento e Robótica.

Serviço:

Projeto “Universidade na Praça”

Data: 1º de dezembro

Hora: a partir das 9h

Local: Praça da República

(Com informações da assessoria de comunicação da UFPA)

Foto: Fernando Sette/Comus Belém

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui