TUCURUÍ: Selo Unicef e prefeitura lança núcleo de Cidadania de Adolescente

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

No evento de apresentação do núcleo, ocorrido na última terça-feira (22/02), o vice-prefeito de Tucuruí, Jairo Holanda,  destacou a importância e o papel do poder público na promoção da garantia dos direitos da criança e do adolescente: “Sabemos que os jovens têm sua maneira específica de se comunicar e nós, gestores e secretários, temos que saber como encontrar um caminho para achar o coração desses adolescentes e com isso fazer com que eles venham participar, não por obrigação, mas sim por compromisso na promoção de ações que visem a garantia dos seus direitos”, finalizou Jairo Holanda.

O projeto NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), faz parte da metodologia do Selo UNICEF e tem o objetivo de articular com adolescentes que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, programam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal. Por meio de formação e atividades de transformação, o mobilizador dos adolescentes em conjunto com a equipe intersetorial acompanhará de perto cada atividade realizada pelos adolescentes.

“O plano municipal para os adolescentes de Tucuruí inclui atividades que nascem do desejo e da visão de cada adolescente. Ele vai ser representado nas políticas públicas dentro da gestão municipal e esse trabalho vai ser incorporado também nas ações de cada secretaria representada: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação”. Detalhou a Coordenadora Municipal do Selo UNICEF.

“Esse grupo de adolescentes vão seguir conosco no selo UNICEF dentro do processo de gestão representando todos os adolescentes na sua diversidade”, explica Linda Bohadana, Coordenadora Municipal do Selo UNICEF.

Com informações Decom PMT

Foto Decom PMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *