A equipe desportiva de Tucuruí embarcou na última terça-feira (24) para participar da 14ª edição dos Jogos Estudantis Paralímpicos Paraense, em Belém, capital paraense. A competição, que é a maior da categoria do Estado, começou no início do último dia (25/05). Este ano, os participantes vão competir em cinco modalidades desportivas: atletismo, bocha, natação, parabadminton e tênis de mesa. As disputas ocorrem na Universidade do Estado do Pará (UEPA) – Campus III e Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA), em Belém, e na UsiPaz do Icuí-Guajará, em Ananindeua.

Entre os estudantes-paratletas de 19 municípios participantes, está Pedro Henrique, estudante e atleta de natação representando Tucuruí. “A expectativa está muito alta, é uma sensação muito boa de estar participando desses jogos. Isso é resultado de muito esforço, muito treino pra chegar até aqui. Eu entrei na natação três anos atrás, não tinha expectativa nenhuma, só querendo fazer uma coisa pra sair do sedentarismo, e agora estou competindo”, disse animado.

Os JEPPs é o maior evento paradesportivo estudantil do Pará, voltado para pessoas com deficiência (PcD), o qual tem o intuito de fortalecer a inclusão, a visibilidade e o respeito. Baseado nestes princípios, em 2022, a competição reúne estudantes de 19 municípios paraenses. Participam das competições 200 crianças e adolescentes, com idade variando de 11 a 17 anos, que têm deficiência física, visual e intelectual, além de síndrome de down e nanismo. Tucuruí está competindo com 12 crianças.

A partir dos JEPPs devem ser escolhidos os estudantes-atletas que seguem para a etapa regional das Paralimpíadas Escolares 2022, de 22 a 27 de agosto, em Natal (RN). Cleidiane Neves, que faz parte da equipe técnica, conta que para essa competição, foram meses de muito treino. “Estávamos incansáveis preparando essas crianças com deficiência, e a gente sabe das dificuldades que cada um deles tem, mas chegou o dia da viagem e com isso, chegou o dia de superação. Sem falar que é um evento fantástico para interação social deles”, comemorou.

Com informações DECOM/PMT

Foto DECOM/PMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui