A partir de hoje, quarta-feira (19/01), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vai disponibilizar à população de Belém e de Ananindeua 1.000 testes para detecção de Covid-19 em quatro pontos distintos. Em Belém serão três pontos: um no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), com 500 testes disponíveis à população de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas, e o outro na Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, com 150 testes disponíveis ao dia, de terça a sexta-feira, só que de 9h às 17 horas. 

O terceiro ponto de Belém será restrito aos servidores públicos do Estado e funcionará em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), com 200 testes ao dia. Os interessados devem procurar o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que fica ao lado do Bosque Rodrigues Alves, no Marco, munidos de contracheque e de documento de identidade com foto.  O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 17 horas. 

Em Ananindeua, outros 150 testes diários contra a Covid-19 estarão disponíveis à população na Usina da Paz do Icuí-Guajará, de terça a sexta-feira, de 9h às 17 horas. Os novos centros de testagem compõem uma ação da Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa, por meio do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen). Assim, a população poderá procurar o local caso esteja com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias. 

Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado é na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. Dessa forma, o paciente será submetido à nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.

É importante que a população de Belém saiba que os atendimentos seguem à disposição na URE Reduto, na avenida Doca de Souza Franco com Manoel Barata, sobretudo pra quem tiver sintomas leves e moderados de Covid-19, como febre baixa, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, tosse e coriza. “Mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia ainda não acabou e é essencial que todos continuem mantendo os protocolos de segurança, higienização das mãos, uso correto da máscara e manter o distanciamento social”, aconselha. Caso o paciente esteja apresentando sinais e sintomas mais severos, como falta de ar, a orientação é que procure, imediatamente, atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e prontos-socorros.

SERVIÇOS

Novos Centros de Testagens contra a Covid-19 implantados pelo Governo do Pará

1. O Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), da Seduc (Travessa Dom Romualdo de Seixas, nº 1215, entre Oliveira Belo e Diogo Móia). Funcionará de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas. 
2. Usina da Paz, no bairro da Cabanagem (Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin). Funcionará de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas. 
3. Universidade do Estado do Pará – Uepa (Travessa Perebebuí com Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco). O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas, mas restrito aos servidores públicos estaduais.
4. Usina da Paz do Icuí-Guajará (Estrada do Icuí-Guajará). Funcionará de terça a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

Com informações Ag / Pará

Foto Ag / Alex Ribeiro Ag / Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui