Sespa cria Comitê Técnico para tratar sobre coronavírus no Pará

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) publicou, na última terça-feira, (28), no Diário Oficial do Estado (DOE), uma portaria que institui o Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde referentes ao novo Coronavírus (nCov).

O Comitê auxiliará na definição de diretrizes estaduais para Vigilância, Prevenção e Controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pela Sespa e instituições envolvidas. O Comitê atuará em estreita cooperação com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) do Brasil.

A Sespa está elaborando um Plano de Contingência com providências imediatas para o enfrentamento da situação. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Alberto Beltrame, “o momento é de preparar o sistema de saúde para responder com agilidade, eficiência e eficácia a uma eventual chegada do coronavírus ao Pará. Além disso, de orientar a população, mantendo-a permanentemente informada e transmitir uma mensagem de tranquilidade, confiança e serenidade a toda sociedade, assegurando que as medidas adequadas estão sendo adotadas pela Sespa”.

Além da Secretaria de Saúde, que atua com diversos setores, também fazem parte do Comitê Técnico, a Defesa Civil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Evandro Chagas (IEC).

Os episódios eventualmente suspeitos de coronavírus, que apresentam como sintomas : quadro febril, disfunção respiratória e estada em áreas epidêmicas nos últimos 14 dias, devem ser notificados de forma imediata , em até 24 horas, pelos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento, às Vigilâncias Municipais ou Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em saúde Estadual (CIEVS/PA) pelo telefone (91) 99179-1860 ou pelo e-mail: cievs@sespa.pa.gov.br

(Com informações da Agencia Pará)


Imagem: Divulgação/wikipedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *