PF prende ex-senador Luiz Otávio Campos

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (9) o ex-senador Luiz Otávio Campos (MDB), do Pará, numa investigação sobre suspeita de caixa 2 na campanha de 2014 do atual governador do estado, Helder Barbalho (MDB). Helder não é alvo de mandados na operação.

Segundo as investigações, Campos é suspeito de intermediar um repasse não contabilizado de R$ 1,5 milhão da Odebrecht para a campanha de Helder. Além do ex-senador, a polícia tamém prendeu, em Palmas, no Tocantins, Àlvaro Cesar Silva da Rin, suspeito de ter participado da intermidiação da doação ilegal.

Luiz Otávio Campos foi deputado estadual no Pará e exerceu o cargo de senador pelo então PMDB entre 1998 e 2006. Como senador, foi líder do partido no Senado. Ele também é empresário do ramo de navegação marítima e fluvial. Luiz Otávio já foi alvo de outra operação da PF, em 2017, investigado por propina na construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

A prisão do ex-parlamentar faz parte da Operação Fora do Caixa, um desdobramento da Operação Lava Jato. De acordo com a PF, durante as investigações, foram encontrados indícios de que, pelo menos, um dos pagamentos ocorreu em um endereço ligado a parentes do ex-senador. As investigações são baseadas em depoimentos de colaboração premiada feitos por executivos da Odebrecht.

A reportagem do Notícia do Pará busca contato para uma manifestação das defesas do ex-senador Luiz Otávio Campos e de Àlvaro Cesar Silva da Rin e aguarda resposta do governo do Pará.

Foto: Roosewelt Pinheiro/Ag. Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *