O famoso “Carnapauxis” de Óbidos, no Oeste paraense é considerado um dos mais animados da região, por fazer a alegria dos foliões nos arrastões pela avenida da cidade. Na festa cada um se fantasia como gosta, a única regra é subir as ladeiras com empolgação até o fobódromo. Esse ano , com o tema “Esse carnaval é para você”, o tradicional bloco “Xupa Osso” homenageou a personalidade local, Cleonice Barros que faleceu no ano passado.

A comissão de frente foi formada pela sobrinha de Cleonice Barros trouxe nas fantasias a representatividade da beleza Afro defendida pela homenageada em vida.

Arquivo pessoal / Tatazinha Marques

O Carnapauxis foi o destino escolhido pela digital influencer santarena, Tatazinha Marques, que ressaltou a importância de valorizar a tradição cultural da região. “Eu poderia ter ido passar o carnaval em qualquer outro lugar, inclusive falei sobre isso com meus seguidores antes da viagem, mas amo a nossa cultura e a nossa tradição. Participar dos bloquinhos de rua com as famílias juntas, pessoas fantasiadas e os tradicionais mascarados, não tem preço e precisamos valorizar isso.” afirmou.

O bloco possui características únicas como o banho de cheiro,  de espuma, os fobozões e as cobras grande Caninãna e Onorato, que representam o misticismos obidense . Nesta segunda o CarnaPauxis segue com o bloco do Morro na folia obidense.

Foto : Gustavo Ramos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui