O Governador do PA quer restringir migração do Amazonas pela BR-010

Helder Barbalho já proibiu circulação de embarcações vindas do Amazonas, como prevenção à Covid-19. Na tarde desta quinta (14) anunciou que deve incluir o transporte terrestre entre as restrições de passageiros nas fronteiras entre o Pará e o Amazonas, como prevenção à Covid-19.

Helder afirmou ainda que a vacinação deve começar na próxima semana no Pará e que, “se necessário”, deve pedir que a Justiça Federal restrinja os voos comerciais do Amazonas para o estado do Pará.

Os anúncios foram feitos após o governador decidir fechar as divisas fluviais com o Amazonas.

“Vamos incluir a restrição para o transporte terrestre, na Belém-Brasília (rodovia BR-010), que pode haver migração terrestre. (…) Se for necessário, nós vamos avançar no sentido de pedir à Justiça que possa proceder a respeito das restrições também dos voos vindos do estado do Amazonas”, afirmou.

Segundo Barbalho, como a situação dos aeroportos é de responsabilidade do governo federal, fez pedidos emergenciais de informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre as providências tomadas nos aeroportos no Pará que possuem voos com origem do Amazonas, antes de poder tomar decisões.


Ele disse também que solicitou aos municípios de Santarém e Belém, cidades que recebem voos comerciais do Amazonas, que seja feito reforço da vigilância sanitária para receber os passageiros, atuando com verificação de temperatura e avaliação de sintomas da Covid-19.

Foto: Alex Ribeiro/ Ag Pará
Informações: G1 Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *