Com a chegada das chuvas no Oeste paraense, várias casas no município de Monte Alegre, ficaram destruídas nos bairros Planalto, Pajuçara e Surubeju durante o fim de semana. Das quatorze famílias atingidas, 12 ficaram desalojas e duas desabrigadas.

Diante da situação a prefeitura já pensa na possibilidade de decretar situação de emergência no município e já conta com a ajuda do comando da 4ª Regional de Defesa Civil (4ª Redec) de Santarém, para elaboração do documento que deve ser enviado a Brasília. O comando está enviando apoio técnico ao município, nesta segunda-feira (18).

Segundo a Defesa Civil de Monte Alegre, choveu 240mm em apenas quatro horas, o volume de água ficou acima do previsto para o mês inteiro, afetando principalmente as áreas periféricas, onde o solo arenoso favorece a erosão.

Para o corpo de bombeiros, a maior preocupação é com a retirada das famílias que estão nessas áreas de risco, antes das próximas chuvas.

Só no primeiro semestre deste ano, oito municípios decretaram situação de emergência na região oeste do Pará. Alguns ainda estão recebendo ajuda humanitária do Governo Federal. A 4ª Redec faz o monitoramento dos municípios com decreto de situação de emergência na tentativa de garantir a segurança das pessoas que vivem na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui