Em entrevista à CNN Brasil, na noite desta quinta-feira (10), o ministro das comunicações, Fábio Faria (PSD-RN) afirmou que a Amazônia é formada por 87% de Mata Atlântica. A declaração equivocada foi dada após o titular da pasta de Comunicações do governo federal ser questionado sobre a busca por melhoria da imagem do Brasil. Faria afirmou que a região amazônica é composta pela Mata Atlântica, quando na verdade a Mata Atlântica se trata de outro bioma, distribuído na faixa litorânea do Brasil.

“Se você chegar em Manaus e pousar e se você quiser ver mata atlântica, você fica ali três horas sem parar vendo mata atlântica atrás de mata atlântica. Mas se você quiser fazer o que muitos jornalistas do exterior fazem, vai mostrar região onde tem algumas queimadas. No total da Amazônia, nós temos 87% de mata atlântica e 13% de queimadas”, declarou o ministro. 

“O Brasil precisa mostrar a verdadeira Amazônia, não a que estão vendendo no exterior, como se estivéssemos numa grande fogueira, o que não é verdade. A imagem lá fora não é boa”, completou.

A declaração imprecisa de Fábio Faria viralizou nas redes sociais e gerou crítica dos internautas. Confira o vídeo:

A Mata Atlântica é um bioma que se distribui ao longo da costa do país, atingindo áreas de 17 estados. “Hoje tem devastado 88% da área original da Mata Atlântica”, explica Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Foto: Instituto Amazon

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui