Um fenômeno conhecido como ‘terras caídas’ assustou moradores da cidade de Afuá, no arquipélago do Marajó, nordeste do Pará, nesta terça-feira (26/04). Imagens mostram uma ‘ilha’ que se desprendeu da terra fixa e flutuou pelo rio Amazonas. O secretário de Meio Ambiente de Afuá, Hilder Félix, afirmou que, após passar pela orla do município, a ‘ilha’ encalhou no trapiche de uma empresa local. Por conta disso, será necessário reposicioná-la no fluxo das correntes fluviais, para que siga o percurso.

O secretário também informou que uma equipe técnica iria ao local, para medir com precisão o diâmetro do segmento argiloso, que será desencalhado por embarcações. Nas imagens, também é possível ver quando uma grande embarcação é atingida pelo pedaço de terra. Segundo o secretário Hilder Félix, as principais preocupações envolvem a possibilidade de moradores subirem na ‘ilha’, além dos prejuízos à empresa onde ela encalhou.

especialistas falaram a necessidade de um trabalho de campo para levantar informações acerca das características físicas e hidrológicas, além de mapear os setores sujeitos à erosão. É necessário quando fatos como esse aconteça, que os moradores locais se afastem das margens erosivas e fiquem atentos para evitar colisão das embarcações com as ‘ilhas”.

Pessoas registraram imagens do momento em que uma embarcação foi atingida pelo segmento argiloso. Especialista explica que se trata de um processo erosivo característico de épocas chuvosas na Amazônia.

Com informações G1

Fotos e vídeos reprodução internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui