Limoeiro do Ajuru: Governo do Estado entrega o novo Terminal Hidroviário

O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou o terminal hidroviário de Limoeiro de Ajuru, no Baixo Tocantins. A obra contou com um investimento do Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), superior a R$ 1,4 milhão para atender aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ao todo, o novo terminal beneficia quase 30 mil pessoas da cidade, além dos moradores dos municípios da Região de Integração do Tocantins.

Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o governo do Estado autorizou o início do funcionamento do terminal. Na ocasião, foi criado pela prefeitura municipal um centro de monitoramento de embarque e desembarque de passageiros para prevenir o contágio pelo vírus na região. Além de promover o turismo, o novo porto vai garantir também o escoamento da produção de açaí e pesca, principais atividades econômicas do município.

O prefeito municipal, Alcides Barra falou da importância da parceria com o governo do Estado. “O município de Limoeiro do Ajuru precisa da mão amiga do governo do Estado, que tem sido um grande parceiro. Ao todo, já recebemos mais de R$ 5 milhões em investimento. Hoje, entregamos o terminal hidroviário, investimentos na área de assistência social, certificados do Qualifica Pará, entre outros”, disse o gestor.

De acordo com o levantamento realizado pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), dos 144 municípios paraenses, 50,3% são atendidos pelo modal hidroviário, e 25% deles, ou seja, 31 municípios dependem dos rios para o transporte de pessoas e cargas. Todos os terminais hidroviários contam com infraestrutura com banheiros, cadeiras confortáveis, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, lanchonetes, TV’s, bebedouros e salas para órgãos do Estado. 

Em virtude das variações das marés, os terminais possuem rampas metálicas articuladas e flutuantes cobertos, além de sistemas de amarrações e fundeios, o que garante o uso em períodos de seca ou cheia dos rios.

Com informações Ag/Pa

Foto Marcelo Seabra Ag/Pa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *