O ato da entrega foi na tarde de ontem, quarta feira (12/01). A Usina da Paz (UsiPaz), é um complexo de serviços gratuitos à população, que integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), resulta da parceria entre o governo estadual e a mineradora Vale. O prédio da Assistência tem 32 salas, enquanto o prédio da Usina conta com 19 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar. As instalações também são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência.

As obras da Usina da Paz Cabanagem foram executadas em um terreno de 10 mil metros quadrados, localizado na Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin, em parceria com a mineradora Vale, por meio de um Termo de Cooperação. Na construção foram gerados 130 postos de trabalho. A primeira foi a do bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. A meta do Estado é construir 10 Usinas da Paz na Região Metropolitana de Belém, nos bairros atendidos pelo TerPaz, e no sudeste do Estado, nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá.

Serviços – Os moradores, a partir desta quinta-feira (13), vão poder usufruir das instalações dos dois prédios principais, onde serão oferecidos diversos cursos, oficinas e atendimento público, aulas de teatro e atividades esportivas (em quadra de areia e piscina semiolímpica). A Usina dispõe ainda de playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

Serão ofertados gradualmente mais de 80 serviços gratuitos, por órgãos estaduais e entidades parceiras, incluindo atividades nas salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante, e espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) também vai dispor de sinal de Wi-Fi gratuito para usuários da Usina da Paz.

Com informações AG. Pará

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag. Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui