Governo debate retorno de atividades não essenciais no Pará

A estratégia de retomada das atividades não essenciais no Pará foi apresentada e debatida nesta quinta-feira (21) pelo Governo do Estado em videoconferência com representantes dos Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública Estadual e Defensoria Pública da União.

Helder Barbalho frisou que o retorno deve ser realizado de forma gradual para garantia da saúde da população. “Nós não podemos interpretar que a vida volta ao normal após lockdown. Se pensarmos diferente, poderemos seguir em direção ao regresso – o que não desejamos. Atualmente, os números sinalizam que na Região Metropolitana devemos ter muito cuidado para que não haja descontrole. Por isso, teremos que uma atenção ainda mais forte para o interior do Pará”, afirmou.

Durante a reunião, os titulares das pastas estaduais relataram os instrumentos que estão sendo desenvolvidos para o retorno das atividades. A volta das atividades econômicas no Pará vem sendo planejado em conjunto com a sociedade civil para que a retomada ocorra de forma segura, a medida em que se diminui o isolamento. “Estamos construindo juntos com a população o projeto ‘Retoma Pará’, que é a nossa estratégia de retorno gradativo. Precisamos deixar claro que iremos retornar aos poucos para garantir a saúde. Para isso, vamos mensurar os principais indicadores das regiões paraenses. Precisamos manter os protocolos padrão de distanciamento e também desenvolver protocolos referentes a cada atividade econômica. O trabalhador precisa ser informado como deve agir, os clientes também precisam saber como deverão agir e como fiscalizar”, explicou o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adler Silveira.

Avaliação isolamento – Ualame Machado reforçou que a suspensão total de atividades não essenciais trouxe resultados positivos no combate ao coronavírus. “Essas medidas ajudaram a diminuir o pico que enfrentamos. O que verificamos é que os estados que decretaram lockdown foram os estados que ficaram nas primeiras posições de isolamento social e o Pará conseguiu se manter entre as melhores posições. Onde a medida foi decretada, houve uma melhora nos índices”, afirmou o titular da Secretaria de Segurança.

(Com informações da Agência Pará)

Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *