A capital paraense está entre as 10 capitais brasileiras que mais vacinaram com as duas doses a população vacinável contra a covid-19, isto é, acima de 12 anos. Até o momento foram aplicadas 1.154.359 primeiras doses, o que corresponde a 77% da população geral de Belém e 90.1% da população vacinável.

Em relação à segunda dose foram aplicadas 1.096.727 doses, ou seja, 73.1% da população geral e 85.7% da população vacinável; e 196.112 terceiras doses, o que corresponde a 13% da população total e 96.6% da população vacinável. 

Com esse ritmo e diante da ameaça da nova variante Ômicron, a imunização segue na capital nesta última semana de 2021 nas 50 Unidades Básicas de Saúde e Unidades Estratégia Saúde da Família, que funcionam até quinta-feira, 30, das 9h às 17h, e nos Centros de Referência da Assistência Social também até quinta, das 8h às 13h. 

Já os demais espaços parceiros da prefeitura nessa ação vão atender em horários diferentes. O shopping Boulevard funciona das 10h às 20h, no estacionamento G6, na avenida Visconde de Souza Franco, 776, Reduto; o shopping Bosque Grão-Pará, das 10h às 20h, com entrada de carros exclusiva pelo acesso do condomínio Cidade Cristal (acesso D) e entrada de pedestres pelo acesso da Rodovia dos Trabalhadores (acesso G); e na Fibra – Ambulatório de Ensino, das 9h às 17h, na avenida Generalíssimo Deodoro, 1543, entre Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt. 

Além do Hospital de Aeronáutica de Belém, que funciona de 27 a 30 de dezembro, apenas pela manhã, na avenida Almirante Barroso, 3.492, no Souza; Hospital Geral de Belém, de segunda a sexta-feira apenas pela manhã, na Praça Brasil, 850, Umarizal; e Hospital Naval, de terça a quinta das 9h às 17h, na rua do Arsenal, 200, Cidade Velha. 

A vacinação ocorre também no Hospital Unimed Prime, das 7h às 22h, de segunda a domingo, na travessa Castelo Branco, 1807, Guamá; e Unimed Batista Campos, das 7h às 22h, de segunda a domingo, na avenida Presidente Pernambuco, 388, Batista Campos. 

Também haverá atendimento na Unama, na avenida Alcindo Cacela, 287, e Unifamaz, na avenida Visconde de Souza Franco, 72, Reduto. No entanto, ambas as instituições estão em recesso de fim de ano e retornam com a vacinação anticovid somente no dia 5 de janeiro, assim como o Centro Saúde Escola da Uepa, na travessa Perebebuí, 2.623, Marco, e a Escola de Enfermagem da Uepa, na avenida José Bonifácio, 1.289, Guamá, que vão retomar a imunização somente no dia 3 de janeiro, após o recesso. 

Vacinação no fim de ano – Na próxima sexta-feira, 31, haverá vacinação apenas nos shoppings Boulevard e Grão Pará, das 11h às 17h; e nos pontos de vacinação da Unimed Prime, na avenida Castelo Branco, e na Unimed Batista Campos, das 9h às 17h. 

No sábado, 1º, e domingo, 2 de janeiro, não haverá vacinação em Belém.

Reforço com a 3ª dose – Desde o último dia 21, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), adotou o intervalo de quatro meses para a aplicação do reforço vacinal (3ª dose) para combater a covid-19.

Podem comparecer aos pontos de vacinação todos aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose, bem como os que foram vacinados com a segunda dose até agosto e que ainda não receberam a terceira dose.

Crianças de 5 a 11 anos – Sobre a vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos, a Sesma informa que o calendário para a vacinação deste público ainda está sendo definido. 

A Sesma reitera que as vacinas da Pfizer disponíveis no estoque da Sesma não são compatíveis para a vacinação de crianças, já que a dosagem é diferente da usual e, portanto, os frascos são diferentes. O município de Belém vai precisar receber doses específicas para a vacinação deste público.

O que levar – Para receber a vacina a pessoa deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Em caso de segunda ou terceira doses, deve ser apresentado o cartão de vacinação de Belém.

Foto: Marcus Barbosa/Agência Belém

Informações: Agência Belém

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui