Professor do curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marlon Menezes costuma usar o acervo digital do Instituto Floresta Tropical (IFT) como referência teórica nas disciplinas que leciona. Além da utilização dos conteúdos em sala de aula, o docente também aplica essas referências nas orientações de pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Para ele, as publicações técnicas do IFT representam uma soma significativa na formação acadêmica dos engenheiros florestais. “Todas as disciplinas [que leciono] tem muita inserção do material bibliográfico, vídeos e técnicas desenvolvidas há décadas pelo Instituto Floresta Tropical. Uma trajetória de capacitação e produção técnica na Amazônia”, destaca o professor.

Referência nacional em disseminação e aprimoramento do manejo florestal sustentável na Amazônia Brasileira, o IFT disponibiliza um acervo digital com 92 publicações técnicas. São artigos, cartilhas, manuais, boletins técnicos, revistas e diversos estudos de pesquisadores sobre desenvolvimento, planejamento e conservação das florestas brasileiras. O acesso é gratuito e está disponível para download.

Biblioteca digital reúne 92 produções técnicas como livros, manuais, artigos científicos e cartilhas

Assim como o Marlon, centenas de pessoas já utilizaram as produções técnicas disponíveis no site do IFT. Somente em 2019 a plataforma registrou 130 downloads dos mais diversos tipos de publicações. Atualmente a instituição contabiliza uma média de 120 acessos mensais ao acervo digital.

Como pesquisar

Os conteúdos podem ser acessados no site do IFT, na seção publicações através do menu “produção técnica”. Na página estão disponíveis os mais de 90 arquivos, divididos por temas, gêneros editoriais e data de publicação.

Fotos: Ascom/IFT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui